Por / 21st maio, 2018 / Dicas da cidade / Sem Comentários

Por conta do processo de unificação tardio, os estados que compõem a Alemanha que conhecemos hoje preservam alguns costumes que acabam por diferenciá-los uns dos outros.

O famoso café colonial do Sul do Brasil pode ser considerado um exemplo disso. Apenas alguns estados alemães, como Baden Würtemberg, têm tradições parecidas com essa.

Pensando nisso, resolvemos contar para você como essas refeições ficaram tão populares aqui no Sul. E revelar qual é o melhor café colonial em Blumenau. Acompanhe!

Afinal, como surgiu o café colonial?

A mesa farta foi um dos principais costumes trazidos pelos imigrantes alemães. Seja para se preparar para um dia de trabalho ou reunir a família nos fins de semana, a alimentação sempre desempenhou um papel central em suas vidas.

Quando novas igrejas eram inauguradas, algumas famílias abriam as portas de suas casas. Recebiam  a comunidade com uma grande quantidade de alimentos e bebidas.

A tradição ganhou contornos comerciais quando o número de visitantes cresceu. Muitas vezes, eles chegavam em cidades com pouca infraestrutura e acabavam sendo acolhidos pelos próprios moradores.

Essas pessoas recebiam os forasteiros da mesma maneira que seus parentes ou amigos: com tudo o que tinham de melhor em casa. Assim, a fama do café colonial acabou se espalhando por todo o Brasil.

Alguns alimentos não podem faltar em um bom café colonial: pães, cucas, tortas, bolos, strudel, biscoitos, queijos, embutidos, nata, manteiga, mel, geleias, conservas, carne de porco, sucos, café, chás e chocolate quente.

Vale lembrar que, apesar do nome, o café colonial pode ser tomado a qualquer momento do dia. Uma dica é degustá-lo vagarosamente em uma tarde de fim de semana na companhia de pessoas queridas.

Qual é o melhor café colonial em Blumenau?

Na década de 1960, Rita Klemz Schaub e seus irmãos fundaram o Hotel Glória. Não demorou para que o delicioso café da manhã ficasse popular entre os hóspedes e o local começasse a receber encomendas para festas.

A procura era tão grande que Rita decidiu abrir outro estabelecimento ao lado do hotel. Seu objetivo era que as pessoas pudessem tomar um café ou provar algum prato sem precisar se hospedar no Glória. Assim nasceu o Cafehaus.

Para manter a qualidade dos produtos, Rita encomendou equipamentos importados para a nova cozinha e viajou para a Europa em busca de receitas. Também fazia questão de acompanhar todo o processo produtivo.

Atualmente, o Cafehaus é um restaurante, uma confeitaria e um café colonial. Lá, os moradores de Blumenau costumam fazer suas refeições diárias, encomendar pratos especiais para eventos e curtir o fim de semana.

Em 2012, o Cafehaus recebeu uma importante forma de reconhecimento: foi escolhido pelos leitores da Veja Comer & Beber como o melhor café colonial de Santa Catarina.

Além da unidade que fica ao lado do Hotel Glória, o Cafehaus conta com mais dois endereços: na Rua Humberto de Campos, em Blumenau. E na Avenida Central, em Balneário Camboriú.

Ficou com vontade de conhecer o melhor café colonial em Blumenau? Então aproveite para marcar a sua viagem, se hospedar no Hotel Glória que anexo ao Cafehaus!

Hospedagem com desconto

 


Deixe um comentário